Dois empresários catarinenses, do Vale do Itajaí, morreram num acidente envolvendo um avião de pequeno porte na cidade de Manaus (AM), na quinta-feira (22). Havia cinco pessoas a bordo, sendo piloto e co-piloto, e três passageiros. Uma pessoa sobreviveu e está internada em estado grave.
Osni dos Santos, de 51 anos, era de Gaspar e morreu na hora. Valdir Ademir Sestrem atuava em Blumenau e chegou a ser socorrido pelos bombeiros, mas, logo depois, teve uma parada cardíaca, foi reanimado, mas não resistiu. Os corpos dos dois já foram liberados pelo IML e devem chegar neste sábado (24) em Santa Catarina.
Um vídeo gravado por uma câmera de vigilância mostra o avião fazendo uma curva e logo depois caindo. Testemunhas disseram que a aeronave caiu logo depois da decolagem e que desceu muito rápido e com o bico pra baixo.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião monomotor tinha o prefixo PT-VRK e era fabricado pela Embraer. As investigações da queda da aeronave ainda estão em andamento. O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Amazonas apura o caso.
Acidente
O avião decolou do Aeródromo de Manaus às 9h02 de quinta, com destino à cidade de Borba, que fica a 220 km da capital amazonense.
Uma das hipóteses da causa do acidente é a falta de combustível. Outra é de que, logo depois de decolar, o piloto teria percebido um problema na aeronave, retornou para pousar, mas não deu tempo. Ele arremeteu, fez uma curva e caiu a poucos metros da pista.