Pular para o conteúdo

Universidade Estadual da Paraíba inicia construção de barragem subterrânea no Câmpus de Catolé do Rocha

    A Universidade Estadual da Paraíba iniciou segunda-feira (28) a construção de uma barragem subterrânea nas instalações do Câmpus IV da Instituição, em Catolé do Rocha. A obra está sendo realizada a partir de uma parceria firmada entre a UEPB, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PB), o Sindicato dos Produtores Rurais e a Prefeitura Municipal de Catolé do Rocha.

    Conforme explicou o professor Edivan Silva Nunes Júnior, diretor do Câmpus, a iniciativa consiste na parte prática de um treinamento que o Senar ofereceu a produtores rurais das comunidades de Brejo dos Santos e Brejo do Cruz. O treinamento busca capacitar os produtores da região, oferecendo alternativas práticas para o enfrentamento da seca que assola a região. Alguns estudantes do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) participarão do treinamento. Toda a parte teórica será ministrada nas próprias comunidades.

    “A parte prática do curso está sendo a construção da barragem subterrânea em nosso Câmpus”, afirmou o professor Edivan. Para viabilizar a construção da barragem, a Prefeitura Municipal emprestou uma retroescavadeira e cedeu 100 metros de lonas que serão usadas para fazer o equipamento. Professor Edivan Silva explica que a ação visa possibilitar o armazenamento da água subsuperficial para utilização agrícola nos períodos de maior escassez.

    Ele disse que a construção da barragem é uma demanda antiga de professores e alunos do CCHA, visto que o Câmpus, onde também funciona a Escola Agrotécnica do Cajueiro, precisa de água para manter os seus projetos em andamento e a seca compromete este trabalho. A barragem subterrânea é uma tecnologia que permite armazenar água no subsolo, para ser usada na produção agrícola, principalmente no período de estiagem. Com a construção desse tipo de barragem, será possível manter a produção de alimentos para os animais, grãos e folhagens, além de manter a irrigação na lavoura e conservar da água para uso humano.

    Texto: Severino Lopes

    Fotos: Edivan Nunes

    Carregando a página