O governador Ricardo Coutinho destacou mais uma vez a redução no número de assassinatos durante os festejos juninos na Paraíba. Durante o programa “Fala Governador”, Ricardo afirmou que com o registro de apenas seis assassinatos este ano a redução chega a quase 50% em relação ao ano passado. De acordo com os dados, Dos dias 23 a 25 de junho ocorreram seis crimes violentos letais intencionais (CVLI) contra 12 ocorridos em 2016. “Nós fazemos maquiagem de dados, de informações, trabalhamos com a verdade não é do nosso feitio viver enganando o povo”, destacou.
Para o governador, essa redução é fruto da integração das forças de segurança e de um planejamento operacional baseado na obtenção de resultados. “Avaliamos os dados semanalmente e ainda trabalhamos com um calendário de reuniões focais, para que as ações aconteçam de acordo com a realidade das regiões”, disse.
Ricardo Coutinho afirmou que durante a realização do ‘Maior São João do Mundo’, em Campina Grande, está sendo empregado um efetivo de até 950 homens e mulheres da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros e nos dias de maior movimentação, 450 policiais militares estão trabalhando no Parque do Povo e adjacências.
Já a Polícia Civil atuará com 250 servidores, e com atendimentos que ocorrem na Delegacia do Forró, situada no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp) do Parque do Povo, com uma Delegacia Móvel no distrito de Galante e na Central de Polícia, no bairro do Catolé. O Corpo de Bombeiros Militar está empregando 40 bombeiros militares por dia e um total de 250 homens e mulheres durante o mês de festa, em atividades de prevenção de acidentes e atendimentos de saúde, tanto em Campina Grande como em Galante.
Ainda estão dando suporte às atividades de Segurança Pública 100 câmeras instaladas na área do Parque do Povo e região, cujas imagens são de longo alcance, e a presença do helicóptero Acauã, que fará ponto base em Campina Grande.
Outros dados – Durante a Operação São João, entre às 18h de sexta-feira e 6h desta segunda-feira (26), a Polícia Militar apreendeu 10 armas de fogo, recuperou 13 veículos com restrição de roubo ou furto, e cumpriu 3 mandados de prisão. Também foram apreendidas quantidades de crack, maconha e cocaína.
Entre as ocorrências, na sexta-feira (23), uma espingarda calibre 12, balança de precisão e 13 tabletes de maconha foram apreendidos com um adolescente em João Pessoa. No sábado (24), um homem de 23 anos foi preso com duas espingardas e munições, durante abordagem em Sumé. Na madrugada desta segunda-feira (26), um adolescente foi apreendido em Cajazeiras com 44 pacotes de crack.
Ao todo, 3200 policiais e 700 viaturas reforçaram o policiamento em todo Estado, atendendo a mais de 400 eventos juninos em 117 municípios.
FONTE: Conexão PB