Nesse sábado(09/02) foi feita a retirada de uma árvore na comunidade Rancho do Povo, em Catolé do Rocha. A planta, segundo se pôde avaliar, apresentava risco aparente de queda, e caso isso se concretizasse comprometeria, muito provavelmente, a segurança e o patrimônio do morador.

A respeito dos serviços de cortes de árvores, é importante mencionar que a nossa atuação junto à sociedade é regulada pelo Decreto Estadual nº 7.505, do Regulamento de Competência dos Órgãos do Estado. De acordo com a Norma, a atuação do Corpo de Bombeiros restringe-se a árvores que apresentem “risco urgente” de dano à sociedade; risco esse identificado por um avaliador da Unidade Militar.

Embora haja uma importante demanda social pelos serviços de poda e de trato de árvores sem o risco mencionado, as vezes desses necessários serviços não são realizadas pelas nossas Unidades; as autoridades municipais disponibilizam pessoal para este fim específico.
Se há dúvida sobre o nosso emprego em um caso específico de corte de árvores, ligue 193 e solicite-nos a presença de um avaliador.

corpo de bombeiros retira arvore que colocava em risco moradores da zona rural de catole do rocha

Catole em Foco

2ª Companhia Independente de Bombeiro Militar