Nos últimos dias, os usuários de aplicativos de mensagens vêm percebendo uma nova onda de “desafios” na internet que podem ter crianças e adolescentes como alvo. Quem usa o WhatsApp já pode ter se deparado com a história da “Baleia Azul”, que incentivava, sobretudo o público de menor idade, a cumprir uma espécie de missão através de mensagens no WhatsApp, envolvendo enforcamentos, por exemplo.
Agora, o destaque é para uma mensagem recebida com a imagem intitulada de “boneca Momo”, também referente a tais desafios sem sentido. Na Paraíba, a Polícia Civil já registrou um caso de seis pessoas da mesma família que relataram ter recebido o jogo.
Todas elas foram vítimas através do mesmo perfil de WhatsApp, cujo número é desconhecido, e segundo uma das pessoas, também teria enviado ameaças de morte. O registro foi feito na 10ª Delegacia Distrital, no bairro de Tambaú, em João Pessoa.
De acordo com o coordenador do Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP) da Paraíba, coronel Arnaldo Sobrinho, essa foi a única ocorrência da qual a Polícia Militar teve ciência em todo o estado até o momento. Porém, a PM já sabia sobre a ‘boneca Momo’ anteriormente.
“Tem cerca de 10 dias também que um colega me procurou, passou o contato do indivíduo que tava com esse perfil e nós encaminhamos para a Associação Internacional de Prevenção e Combate ao Crime Cibernético para acompanhar. Até fizemos uma tentativa de contato pela Secretaria. Em princípio, o telefone só discou, depois a pessoa retornou e ficou mudo. A gente tentou novamente, e acho que ele acabou bloqueando o celular. Mas são algumas situações muito similares à história da baleia azul, com os desafios de sufocamento e tal”, explica ele.
Mesmo assim, o coronel Arnaldo garante que a polícia permanece atenta a outros casos. “A preocupação maior diz respeito a adolecentes que porventura estejam utilizando o WhatsApp. Mas é coisa muito limitada, pelo menos aqui na Paraíba. A gente está acompanhando”, completa.
Mortes em Pernambuco
Em Pernambuco, estado vizinho, já foram registrados ao menos dois casos que poderiam ter relação com a “boneca Momo”. No último dia 16, um garoto de 12 anos foi encontrado morto com sinais de enforcamento no bairro de Aldeira, que fica em Camaragibe, região metropolitana do Recife. A Polícia Civil investiga se, de fato, a morte foi causada pelo desafio.
No mesmo dia, uma criança de 9 anos também morreu por enforcamento, dessa vez no bairro recifense do Cordeiro. A mãe do menino o encontrou no quintal de casa com um fio de nylon amarrado em volta do pescoço.
“Eu não sabia o que era. Vim saber depois que me mostraram o que era essa ‘Momo’, que ela faz o desafio de sufocamento para ver quanto tempo você aguenta ficar sem ar. Esses desafios de internet levaram meu filho de 9 anos, é muita dor”, lamentou a professora Jany Nascimento, em entrevista à imprensa local.
Fonte: T5