O Governo da Paraíba passou a contar com 22 câmeras termográficas, que possuem leitores infravermelhos de temperatura corporal, no monitoramento de casos suspeitos de Covid-19 no estado. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES), as câmeras devem detectar pessoas que estejam com febre para auxiliar na triagem dos casos de infecção pelo novo coronavírus.
Os equipamentos serão distribuídos nas unidades de Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex) de toda a Paraíba, e em áreas de grande circulação de pessoas, como em mercados públicos e rodoviárias. Serão 11 câmeras nos Cedmex e 11 nos locais de grande movimentação, de acordo com o secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi.
“O governo do estado fez uma parceria com uma grande empresa de transporte de dados, leitor infravermelho de temperatura corpórea, à medida que você entra no raio de captação da câmera, ela vai determinar qual é a sua temperatura corporal. Isso nos ajuda a entender se aquela pessoa está com febre”, explicou.
O governador do estado, João Azevêdo, havia anunciado a instalação das câmeras por meio do Twitter, no último sábado (7). Segundo o gestor, as câmeras são capazes de monitorar simultaneamente a temperatura corporal de até 30 pessoas. A utilização dos equipamentos vai auxiliar, ainda, na logística de testagem de pelo menos 10% da população paraibana.
Instalamos câmeras para medir a temperatura da população em 22 cidades, de todas as regiões da Paraíba. As câmeras termográficas usam tecnologia de alta precisão para medir a temperatura corpórea de até 30 pessoas simultaneamente.
— João Azevêdo (@joaoazevedolins) June 6, 2020
As câmeras serão instaladas nos seguintes municípios:
- João Pessoa
- Santa Rita
- Bayeux
- Cabedelo
- Campina Grande
- Santa Luzia
- Patos
- Sousa
- Catolé do Rocha
- Pombal
- Uiraúna
- Cajazeiras
- Baía da Traição
- Mamanguape
- Caaporã
- Alhandra
- Pitimbu
- Itabaiana
- Guarabira
- Congo
- Piancó
Fonte: Jornal da Paraíba