Uma menina tailandesa de apenas 4 anos precisou fazer uma cirurgia ocular em consequência do uso exagerado de celular e tablet.
E a razão é muito simples: o uso excessivo de telas por crianças pode provocar sintomas sérios, como:
– secura nos olhos
– lacrimejamento
– vermelhidão
– miopia
Um levantamento promovido pelo Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação mostra que 70% das crianças e jovens fazem uso da internet ao menos uma vez por dia.
No Brasil, de acordo com o CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), 20% das crianças em idade escolar apresentam algum problema de visão.
Lá na Tailândia, o pai Dachar Nuysticker Chuayduang aprendeu o quanto faz mal deixar uma criança ficar horas e horas seguidas olhando para uma tela de computador, tablet ou smartphone.
A filha dele tinha esse costume desde os 2 anos de idade e acabou se viciando na tecnologia, até apresentar problemas oculares.
A menina desenvolveu ambliopia, problema conhecido com “olho preguiçoso”, e precisou passar por uma cirurgia reparadora.
Olho preguiçoso é o desvio ou o desalinhamento de um olho.
Isto é geralmente uma manifestação de ambliopia, em que um olho tem uma perda de visão significativa e por vezes também estrabismo (ou “olhos tortos”), um problema de desalinhamento geral.
Essa condição não pode ser corrigida com o uso de óculos.
É como se o cérebro não reconhecesse totalmente as imagens vistas pelo olho afetado.
É importante dizer que as crianças são mais suscetíveis ao excesso do uso de telas, como celular, tablet e computador, por estarem em fase de formação.
Depois da cirurgia, a menina tailandesa agora pode usar os dois olhos simultaneamente.
Os médicos aconselharam Dachar a proibir o uso de telefones celulares e até mesmo assistir à televisão.
Dachar fez um post em suas redes sociais alertando outros pais sobre o que aconteceu com sua filha.
O indicado por especialistas é que as crianças tenham contato com telas de computadores ou telefones por duas horas diárias, no máximo.
Para crianças entre 2 e 5 anos, o tempo recomendado é ainda menor, de apenas uma hora por dia.
Vale o alerta!
Fonte: Elite Readers